sábado, 10 de janeiro de 2009

Ambush Marketing

Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada, é uma estratégia que consiste em tirar proveito publicitário invadindo um evento ou espaço de um veículo de comunicação, pago por outra empresa.
Para Sandler e Shani (1989), marketing de emboscada é “um esforço planeado (campanha) por uma organização, para se associar indirectamente a um evento, de forma a ganhar ao menos algum reconhecimento e benefícios associados ao facto de ser um patrocinador oficial”. Para estes, o objectivo deste tipo de marketing é enfraquecer o impacto do patrocínio oficial. Na opinião deles, a tendência é que as empresas utilizem o Ambush Marketing como forma defensiva (REIS, Ana Carla 1996).
Segundo a autora, é uma forma de marketing, que tem como objectivo o reconhecimento da marca e da imagem a um baixo custo, através de um evento patrocinado por outros. Isto leva a uma diminuição no impacto das acções dos concorrentes, visto que confunde o consumidor acerca do verdadeiro patrocinador (REIS, Ana Carla 1996).
Em suma, o marketing de emboscada, cresce à sombra do desenvolvimento do marketing de eventos, e vive às custas do mesmo. É pensar em soluções com mais criatividade, relevância e atingir o público-alvo, para chamar a atenção para sua marca de forma diferente.


Um exemplo de Marketing de Oportunidades, podemos ver nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, a McDonald’s obteve o direito exclusivo de patrocinar o evento, por sua vez, a Wendy’s promoveu uma campanha, que consistia em espalhar posters de corridas de esqui, com o slogan “Estaremos Lá!”, forraram as bandejas com histórias olímpicas, e promoveram comerciais durante a transmissão dos Jogos Olímpicos.

No link que se segue, podemosos ver um vídeo de um exemplo de Marketing de Emboscada, em que a Pringles, aproveita o desabamento de um prédio, em Berrini, para fazer publicidade do seu produto:
http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2725&contentid=193581

Vantagens:

  • Custos baixos;
  • Vantagem competitivas;

Desvantagens:

  • Ser mal visto perante os consumidores, visto ser é uma técnica pouco ética;
  • Perda de fidelização;

Fontes:

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Falta explicitar vantagens (que estão mtas vezes implícitas e faz com que esqueçamos outras) e desvantagens. De resto, está dentro do que se pretende.