
Em suma, o objectivo principal deste tipo de marketing é criar relações duradouras com os seus clientes gerando incentivos que vão muito mais além do que as acções promocionais, isto +e gerar um vínculo emocional entre o cliente e as empresas
Marketing Relacional é a optimização do Marketing one-to-one, é procurar criar, desenvolver, fortalecer e conservar as relações de curto, médio e longo prazo entre as empresas e os seus clientes sempre partindo do principio da potencializações destas relações, recorrendo a todos as ferramentas do marketing, relações públicas e comunicação existentes.
BERRY, Leonard (1983), introduziu o marketing relacional, que consiste em se centralizar no cliente e apoiado no desenvolvimento tecnológico, na gestão de informação e no serviço ao cliente. Esta orientação implica uma concepção estratégica da organização baseada nos recursos (humanos, tecnológicos, conhecimento, tempo, etc.) e nas capacidades que permitem alcançar uma vantagem competitiva difícil de imitar pela concorrência.
O marketing relacional emerge, assim, como abordagem determinante para o novo contexto de marketing das organizações. Este é definido como um processo interactivo que permite a uma organização estabelecer relações estáveis e duradouras com os seus clientes.
O marketing relacional poderá ser uma opção estratégica por parte das organizações termais, capaz de dar resposta às novas exigências dos consumidores, através de uma abordagem mais interactiva e individualizada.
O objectivo fulcral deste tipo de marketing é satisfazer o cliente de modo a ter uma maior fidelização do mesmo.
Vantagens:
- Maior satisfação e fidelização dos clientes;
- Maior facilidade de identificação do segmento alvo
- Maior profundidade no relacionamento entre a empresa e o cliente
Desvantagens:
- Custos no desenvolvimento de sistemas de gestão de bases de dados
Fontes:


Sem comentários:
Enviar um comentário